Preparando-se para o casamento de John Piper

Eu li mais um livro do John Piper e continuo sentindo o cuidado pastoral na sua escrita. Esse é exatamente o ponto que mais me impressionou em Preparando-se para o casamento, pois existem muitos livros e materiais sobre o assunto deste livro – família, casamento, namoro – mas poucos deles nos levam a pensar realmente na glória de Deus.

Preparando-se para o casamento é um ebook curtinho que visa auxiliar casais cristãos que estejam namorando ou noivos a se conhecerem melhor em algumas das questões mais importantes da vida. Assim, o primeiro capítulo é composto por um conjunto de perguntas que abrangem desde coisas típicas – amigos, entretenimento, estilo de vida, filhos – até perguntas sobre teologia, devoção e os papéis da mulher e do homem. Nos capítulos seguintes temos mais três tópicos: uma mensagem sobre o que o casamento é e o que Deus projetou para ser, relações sexuais no casamento e a missão conjunta.

O capítulo sobre missão conjunta que é o “Casamento, Celibato e a Virtude Cristã da Hospitalidade” é incrível, Piper faz uma das declarações mais lindas que já li sobre a família na fé: 

é verdade — e acredito que seja — que a família de Deus, que é gerada pelo novo nascimento e pela fé em Cristo, é mais central e mais duradoura que as famílias que são geradas a partir do casamento e da procriação e adoção, então a forma como essa família espiritual e eterna (a igreja) se relaciona cada um com o outro (casados e solteiros) é uma testemunha crucial para o mundo de que nossas vidas são orientadas pela supremacia de Cristo e que nossos relacionamento são definidos não apenas pela natureza, mas por Cristo.

O conteúdo desse ebook é muito bom e relevante para os nossos dias. Os editores indicaram outro livro do John Piper para complementação do assunto que é o “Casamento Temporário: Uma parábola de permanência” da Editora Cultura Cristã (resenha em vídeo: clique aqui)  que surgindo a oportunidade pretendo ler com certeza.

Termino compartilhando com você os meus trechos favoritos dessa leitura. Se você já leu esse ebook me conte nos comentários o que achou! E caso não tenha lido, espero que essa resenha seja capaz de despertar a sua curiosidade.

E a ordem é clara: Deus é central, não o casamento. Deus é a Realidade mais importante; o casamento é menos importante – muito menos importante, infinitamente menos importante.

Se queremos ver o casamento assumir o lugar que ele deve ter no mundo e na igreja, ou seja, se queremos que o casamento glorifique a verdade, o valor, a beleza e a grandeza de Deus, devemos ensinar e pregar menos sobre casamento e mais sobre Deus.

Solteiros podem idolatrar a autonomia e a independência. Solteiros podem olhar para o casamento como um compromisso cristão de segunda classe com luxúria. Aqueles que são casados podem olhar para o celibato como uma marca de imaturidade ou irresponsabilidade, ou incompetência, ou até mesmo homossexualidade. Mas o que estou tentando esclarecer é que há maneiras que exaltam a Cristo de ser casado e há maneiras que exaltam a Cristo de ser solteiros.

+INFO LIVRO: Preparando-se para o casamento: Auxílio para casais cristãos | Autor: John Piper | Editora Fiel, 2013 | 82 páginas

Classificação: 5 | Skoob

Baixe o ebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s