O Temor do Senhor de John Bevere #29

“Não podemos verdadeiramente amar a Deus até que o temamos, nem podemos temê-lo adequadamente até que o amemos.” 

livro-o-temor-do-senhor

John Bevere (1959- ) é um pastor norte americano conhecido internacionalmente, com dezenas de livros publicados e traduzidos em vários idiomas. Nessa obra, ele não apenas diz, mas mostra de ponta a ponta nas Escrituras como o temor é tão fundamental no relacionamento com Deus quanto o amor. 

E essa forma de escrever, a citação coerente e bem feita de diversas passagens das Escrituras para explicar as vezes um único conceito é muito especial (eu fiquei encantada). Não parei para anotar quantos livros da bíblia ele citou, mas tenho certeza que se listasse chegaria perto dos 66 livros bíblicos.

Não vou me aprofundar no conteúdo aqui, mas para quem já leu ou tem intenção de fazê-lo, gostei muito da ênfase e do conceito que ele trouxe da sequência “Ordem, Glória e Julgamento”. Me ajudou a compreender muitas passagens do antigo testamento que até então eram como um enigma. Aliás, eu aprendi muito com esse livro.

Um outro ponto que vale comentar são as denúncias que John Bevere faz à práticas da Igreja Evangélica. Hoje em dia é bem comum ouvir por aí (na internet da vida) críticas pesadas à pastores, linhas teológicas, denominações…, porém, O Temor do Senhor foi publicado a primeira vez em 1997. Certamente (e falo isso como cristã participante de igrejas evangélicas desde pequenina) é algo que nos faz pensar, e principalmente porque muito do que ele denuncia (em resumo a falta de temor no meio cristão), em 20 anos ganhou proporções alarmantes. Todavia, seu tom – e nisso, outra característica excelente do livro – não é depressivo ou desapontado (como encontrei em outros livros escritos por pastores), mas esperançoso. Ele confronta, mostra o erro e aponta a saída que é o próprio o Deus e Sua promessa de novos céus e nova terra.

É um livro que expõe a hipocrisia da igreja atual, e é um livro que me fez ver o quanto eu posso estar sendo hipócrita e/ ou enganando a mim mesma se mantenho um relacionamento com Deus sem temor. Gostei imensamente da leitura e isso não significa dizer que não houve nada que me desagradou (algumas descrições das viagens e de cultos públicos achei desnecessárias), mas que foi uma leitura muito marcante e que tenho certeza que vou voltar a fazê-la, se não completamente ao menos em parte. Pretendo ler também outros livros do autor e para a minha satisfação de leitora do Kindle, a Amazon tem vários títulos dele em ebook (realmente baratos em relação aos livros físicos). Alguns de mais provável leitura são: Movido pela eternidadeUm coração ardenteA Isca de Satanás e Do bem ou de Deus?

[editado em 11/11/2020]


+INFO LIVRO: O temor do Senhor: o segredo para conhecer Deus na intimidade | Autor: John Bevere (1959- ) | Publicado originalmente em 1997 | Edição lida: Rio de janeiro, Editora Edilan, 2015 | 236 páginas 

Classificação: 5/5

Compre: Amazon

 Instagram | Skoob | Goodreads | Listography  | Twitter | Medium

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s