Resenha livro: Does God control everything? de R.C.Sproul (Crucial Questions nº 14)

Deus controla tudo?

Não há melhor maneira de me expressar sobre essa última leitura do que dizer que ela foi uma benção. Esse título me chamou atenção desde a primeira vez que o vi. Não porque tivesse dúvida da resposta à essa pergunta, mas porque o achei provocador.

Ouvir que Deus está no controle nem sempre faz sentido ou serve de consolo para as pessoas. Numa cultura cada vez mais ateísta, pode mesmo parecer até uma piada. Mas o governo soberano e providencial de Deus sobre o mundo e o universo está muito além do que podemos, em nossa existência limitada, imaginar.

Em cinco breves capítulos, Sproul apresenta o que é a doutrina da providência divina; o governo permanente, soberano e absoluto de Deus sobre toda a criação; trata questões sobre a causalidade no mundo; confronta a soberania de Deus com a responsabilidade do homem; e, explica um pouco do que é a liberdade humana.

Qualquer um que já tenha parado para pensar na soberania de Deus, sabe que, as questões que se levantam em nossa mente a respeito desse assunto não são nada fáceis de responder, pelo menos não satisfatoriamente. Já vi muitas pessoas (líderes até) dando respostas absurdas para questões que são tão importante de serem esclarecidas. Sproul não faz explicações superficiais e nem tampouco, parte para argumentações complicadas. Ele fala de maneira simples, levando o leitor a esbarrar nas perguntas e fazendo-o refletir para obter as respostas.

Como disse, a leitura desse livrinho foi uma benção para mim. Nunca mais pensarei da mesma forma sobre muitas coisas. A linguagem do autor é simples, mas falou profundamente ao meu coração.

Quanto ao inglês, cada um tem seu nível de leitura; o que pode parecer difícil para mim será fácil para outro. Mas no geral, achei tranquila. Se você entende um pouco da língua, acho que vale a pena dar uma olhada. Lembrando que todos os ebooks da série em inglês (Crucial Questions) está de graça na Amazon.

Para mim, não há nada mais reconfortante do que saber que existe um Deus da Providência, que está ciente não apenas de cada uma das minhas transgressões, mas de cada uma das minhas lágrimas, todas as minhas dores e cada um dos meus medos. (pg.11 – tradução livre) 


+ Info: Does God Control Everything? | Título em português: Deus controla tudo? | Autor: Robert Charles Sproul (1939-2017) | Reformation Trust Publishing, 2012 | 82 páginas

Classificação: 5/5

Compre: em inglês, em português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s