Seis sermões contra a preguiça, de Tiago Cavaco

“Eu sou preguiçosa!” Foi o primeiro pensamento que me ocorreu quando terminei de ler o livro. Lembro-me que comprei por achar curioso o facto de se tratar de um conjunto de sermões dados pelo Tiago Cavaco, um pastor português que (curiosamente) acabei por ter conhecimento do mesmo a partir do canal de YouTube do brasileiro Yago Martins – Dois dedos de Teologia.

O livro conta com uma breve introdução ao que irá ser mencionado e o autor demonstra preocupação em explicar o porquê de ser tão necessário para o cristão reflectir sobre até que ponto ignora a preguiça e a necessidade urgente para a abolir. Assim, a obra conta com seis sermões: 1) a partir do Livro de Provérbios, o olhar sobre a preguiça é notória como o oposto da inteligência; 2) a partir da Segunda Carta de Pedro, é retratada como uma ignorância; 3) a partir da Carta aos Hebreus, olhamos para a preguiça como uma negligência; 4) a partir do Livro de Amós, a preguiça é vista como uma corrupção; 5) a partir da Segunda Carta aos Coríntios, olha-se para a preguiça como uma tristeza; 6) e, por fim, a partir do Livro de Mateus, a preguiça é apontada como merecedora de castigo.

Na verdade, Tiago Cavaco tem uma escrita bastante acessível e um tanto quanto irónica. Sem, em momento algum, faltar ao respeito ao leitor. Mas tendo plena consciência da necessidade que existe em chamar o cristão à responsabilidade de não ignorar este pecado que muitos acreditam ser uma questão de “personalidade”.

Em suma, o que posso revelar mais acerca do conteúdo é que cada página lida era um confronto pessoal e uma guerra aberta comigo mesma. Pensei e repensei muito da minha rotina e da minhas responsabilidades, e uma coisa garanto: não sou mais a mesma.


+Info: Título: Seis sermões contra a preguiça | Autor: Tiago Cavaco | Edição lida: Portugal, Topbooks, 2015 | 144 páginas

Classificação: 5

Compre: link edição portuguesa , link edição brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s