*Esse texto pode conter spoiler do filme
Um mundo pós-apocalíptico. A maioria das pessoas morreram. Os recursos para a sobrevivência são escassos. Nesse cenário, existe alguém que resiste às dificuldades climáticas e ao caos generalizado com um propósito maior: Eli, representado por Denzel Washington.
Um homem aparentemente cego – tenho minhas dúvidas sobre sua cegueira, mas é o que o filme leva-nos a crer -, com uma certa idade, lutando contra falta de água, comida, ladrões e assassinos nas estradas com um só propósito em mente: Chegar ao Oeste!
A perseverança de Eli em meio as dificuldades enfrentadas em sua jornada é o ponto alto do filme. Uma aventura que se pararmos para refletir pode nos deixar ensinamentos valiosos. Em nossas vidas, nem sempre encontraremos facilidades para alcançarmos nossas metas e se as encontrarmos, devemos refletir se este realmente é o caminho a ser seguido. Eis outros pontos de reflexão a partir desse filme:
As dificuldades não são motivo para desistir
Eli sabia que sua jornada não seria fácil, pois a terra estava muito inóspita, faltava água, comida… e teria que caminhar por um sol escaldante até o Oeste. As dificuldades não podem nos afastar dos nossos objetivos, pelo contrário, devem aumentar o desejo pela conquista. Todas as atividades que demandam alto rendimento tem um nível de exigência alto, porém quanto maior o grau de dificuldade, maior será a conquista (acredite nisso!).
Vencer um período de dificuldades mostra o nosso valor, pois, quando muitos deram as costas e desistiram da peleja, estivemos encarando o monstro e o vencendo. A maior marca do vencedor são os seus ferimentos de batalha e quando a conquista vem, podemos nos sentir realizados e certamente tudo o que tivermos após aquele prêmio será muito mais valorizado do que se tivéssemos recebido algo sem merecer.
“Andar por fé e não por vista”
Essa frase acima é citada literalmente pelo personagem Eli em conversa com Solara, a escrava fugitiva do grande dono das terras do pós-apocalipse, Carnegie.
Eli não tinha recursos para enfrentar a peleja, e ainda teria que lutar com os capangas de Carnegie, sedentos por possuírem o livro sagrado que estava em sua posse. Este livro era seu companheiro de todos os tempos e era o combustível que ele precisava para seguir viagem.
Visto que andamos por fé e não pelo que vemos. (2 Co 5:17)
Esse é o ápice do filme, pois mostra que o sofrimento em alguns momentos é importante! Como homens, buscamos sempre levar vantagem porque somos imediatistas, momentâneos, mas aquele que vive por fé sabe da recompensa que terá por seu sofrimento. Os problemas para o homem que vive na fé verdadeira é uma preparação para a sua grande recompensa futura!
Em suma…
É um filme excelente para assistir, pois como foi mencionado anteriormente, há muita ação, aventura, uma grande atuação de Denzel Washington, que para mim é um dos grandes atores do cinema americano e além de todo o dinamismo, é uma trama muito filosófica.
Em um mundo pós-apocalíptico, onde não há legislação e a ignorância é geral, as pessoas não irão temer nada, sua busca pela sobrevivência as fará roubar, matar… pois elas não tem referência daquilo que é virtuoso. Então chega Eli, um homem que conhece a verdade na qual é revelada em um livro, a Bíblia Sagrada, e baseado nesse livro, ele aprende sobre o amor ao próximo, a gratidão a Deus e principalmente que aquele livro não deixará o mal prevalecer e que Deus controla soberanamente o mundo conforme a Sua vontade e que no momento certo a vitória chegará para o justo.
+info: O Livro de Eli | Lançamento: março de 2010 | Direção: Albert Hunghes, Allen Hunghes | Gênero: Ação, Aventura, Drama, Faroeste Duração: 1h 49m
Trailer: https://youtu.be/t3qJj_ljctE
Até que enfim você escreveu sobre um filme que eu já assisti hahaha.
Gostei das reflexões!
“As dificuldades não são motivo para desistir”
CurtirCurtido por 1 pessoa
kkkkkkk
Obrigado por tudo, Kelly! Qualquer dia apreço na sua casa pra comer um pão de queijo e passear na feirinha de Domingo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha vai sim!
Lembrando que eu mesma nem conheço a fera 😀
CurtirCurtir
Já tinha visto o filme, e lembro-me que vi e revi várias vezes.
Parabéns pela análise! Fizeste-me compreende que, as dificuldades não são motivo para desistir, como não podem ter poder para estipular quem Deus é e quem nós somos.
(agora já sei que filme vou rever domingo à tarde)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também senti vontade de rever hahahaha
Farei isso!
CurtirCurtir
Fiquei com vontade de assistir, ótima explicação.
CurtirCurtir
Obrigado, Angélica! Pode assistir sem medo. Abraços
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oii!
Esse filme é muito bom!!
Eu só entendi que ele era cego quando o filme estava no final. Você percebeu antes, Danilo? Quero ver o filme novamente, agora que já sei que ele é cego!
CurtirCurtir