EU LI: A história do casamento, de John e Lisa Bevere

Não li muitos livros sobre casamento, mas com base nos que li, considero “A história do casamento” escrito pelo casal John e Lisa Bevere o mais completo deles.

O livro tem formato de devocional. Cada capítulo foi escrito para que fosse lido em um dia e há sessões interativas. Uma estrutura bem legal de abordagem para um assunto tão complexo como esse.  

Além da própria história pessoal do casal que vamos conhecendo no decorrer de todo o livro, os autores fazem uma exposição teológica do significado do casamento, do impacto dessa instituição divina na igreja e na sociedade, tratando de várias questões relacionadas em aconselhamento dos leitores casados e/ ou solteiros. Uma delas que me surpreendeu bastante (pela coragem de exposição íntima) foi a violência doméstica.

No contexto brasileiro de famílias cada vez mais desestruturadas essa tradução e publicação da editora Edilan (em 2015) não poderia ser mais relevante. É uma pena que o número de leitores mesmo entre cristãos ainda seja tão pequeno… Baseada no que aprendi aqui, quando perdemos de vista o real significado do casamento perdemos consequentemente a revelação da verdade de Deus, a revelação do amor de Deus: “O casamento não é apenas a primeira instituição estabelecida por Deus, é também o simbolismo poético usado por Ele para representar as profundezas do Seu amor por nós e do Seu compromisso conosco, Sua Igreja e Noiva. A noiva e o noivo são uma imagem da Igreja e de Cristo.” 

“Foi o Eterno que fez o casamento, não você. Seu Espírito permeia até os menores detalhes dessa união… Portanto, guarde o espírito do casamento dentro de você.” (Malaquias 2:15 A Mensagem)

Entendendo essa verdade, percebemos a real intenção por trás do ataque maciço contra o casamento em todo o mundo ocidental, o que poucos reconhecem. “Os ataques contra o casamento – contra sua definição, sua designação e suas raízes divinas – têm a ver com mais do que política ou progresso social […] Há um antigo adversário – o inimigo das nossas almas – trabalhando por trás dos bastidores para distorcer e perverter a função divina. Ele não vai parar de atacar o casamento até ter distorcido completamente a nossa base de referência acerca da maneira como Deus ama e se relaciona com o Seu povo.”

Como também disse o Rev. Albert Mohler Jr. no seu excelente livro “Desejo e Engano”, a única forma de vencermos essa guerra é abraçarmos toda a verdade de Deus sobre o casamento e honrá-lo independente da forma (se, casado ou não) como Cristo nos chamou: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Hebreus 13:4 NVI)

Esse é o terceiro livro que leio do pastor John Bevere e estou convencida a ler tudo o que ele escreveu. Até aqui, suas obras têm me ensinado e edificado muito.

KELLY OLIVEIRA BA.

*editado em 02/04/2019


+info: Título: A história do casamento | Título original: The story of marriage, 2014 | Autores: John e Lisa Bevere |Editora Edilan, 2015 | 288 páginas

Classificação: 4

Compre: Amazon

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s