Resenha livro: A história do casamento de John e Lisa Bevere

Não li muitos livros sobre casamento, mas com base nos que li, considero “A história do casamento” escrito pelo casal John e Lisa Bevere o mais completo deles.

O livro tem formato de devocional. Cada capítulo foi escrito para que fosse lido em um dia e há sessões interativas. Uma estrutura bem legal de abordagem para um assunto tão complexo como esse.  

Além da própria história pessoal do casal que vamos conhecendo no decorrer de todo o livro, os autores fazem uma exposição teológica do significado do casamento, do impacto dessa instituição divina na igreja e na sociedade, tratando de várias questões relacionadas em aconselhamento dos leitores casados e/ ou solteiros. Uma delas que me surpreendeu bastante (pela coragem de exposição íntima) foi a violência doméstica.

No contexto brasileiro de famílias cada vez mais desestruturadas essa tradução e publicação da editora Edilan (em 2015) não poderia ser mais relevante. É uma pena que o número de leitores mesmo entre cristãos ainda seja tão pequeno… Baseada no que aprendi aqui, quando perdemos de vista o real significado do casamento perdemos consequentemente a revelação da verdade de Deus, a revelação do amor de Deus: “O casamento não é apenas a primeira instituição estabelecida por Deus, é também o simbolismo poético usado por Ele para representar as profundezas do Seu amor por nós e do Seu compromisso conosco, Sua Igreja e Noiva. A noiva e o noivo são uma imagem da Igreja e de Cristo.” 

Foi o Eterno que fez o casamento, não você. Seu Espírito permeia até os menores detalhes dessa união… Portanto, guarde o espírito do casamento dentro de você. (Malaquias 2:15 A Mensagem)

Entendendo essa verdade, percebemos a real intenção por trás do ataque maciço contra o casamento em todo o mundo ocidental, o que poucos reconhecem. “Os ataques contra o casamento – contra sua definição, sua designação e suas raízes divinas – têm a ver com mais do que política ou progresso social […] Há um antigo adversário – o inimigo das nossas almas – trabalhando por trás dos bastidores para distorcer e perverter a função divina. Ele não vai parar de atacar o casamento até ter distorcido completamente a nossa base de referência acerca da maneira como Deus ama e se relaciona com o Seu povo.”

Como também disse o Rev. Albert Mohler Jr. no seu excelente livro “Desejo e Engano”, a única forma de vencermos essa guerra é abraçarmos toda a verdade de Deus sobre o casamento e honrá-lo independente da forma (casado ou solteiro) como Cristo nos chamou: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Hebreus 13:4 NVI)

Esse é o terceiro livro que leio do pastor John Bevere e estou convencida a ler tudo o que ele escreveu. Até aqui, suas obras têm me ensinado e edificado muito.

*editado em 02/04/2019


+INFO: A HISTÓRIA DO CASAMENTO | Título original: The story of marriage, 2014 | Autores: John e Lisa Bevere |Editora Edilan, 2015 | 288 páginas

Classificação: 4 | Compre: Amazon

5 comentários em “Resenha livro: A história do casamento de John e Lisa Bevere

    1. Oi, Kelly! Estava buscando resenhas sobre esse autor e vim parar aqui! Vi alguns títulos dele que me chamaram a atenção: alguns por parecerem muitos bons, alguns por parecerem apelativos… neopentecostais. Realmente, não devemos julgar um livro pela capa (ou a qualidade de um autor simplesmente pelos títulos, que muitas vezes são escolhidos pela editora), mas sempre bate um “medinho”. Rs

      Como você gostou muito dele, fico mais tranquila em investir nessa jornada de leitura. Beijos!!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Oi Dafne!

        Você me fez lembrar que eu mesma tive durante muito tempo um preconceito com o autor justamente por causa das capas e títulos das suas obras publicadas no Brasil. Foi por conta do blog, numa brincadeira que fiz, que acabei me obrigando a ler uma indicação de um leitor… que consegui passar por cima disso e ler John Bevere. O resultado foi que me surpreendi muito e nunca mais parei de ler o autor e nem pretendo.
        Ao todo já li 4 obras dele, e todas sem exceção, me edificaram muito. Acho que no blog tem resenha de todas as obras, onde aponto melhor os pontos positivos e negativos por assim dizer.

        Especialmente esse livro do casamento, creio que você vá gostar. Se ler me conta.

        Bj.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s