FILME: Ratatouille

Ratatouille é um desenho animado produzido pela Disney e seu protagonista é um ratinho chamado Remy. Este roedor tem um olfato super privilegiado, consegue apreciar o gosto das comidas, ao contrário dos seus companheiros ratos, para os quais qualquer comida serve para “matar a fome”.

Remy começa a se interessar pela culinária quando começa assistir o programa de um chefe de cozinha francês chamado Gusteau. Este tem como chavão “Qualquer um pode cozinhar”. Motivado com uma grande vontade de aprender a cozinhar, Remy começa a desenvolver suas habilidades e se torna uma referência no mundo gastronômico.

O filme a princípio é voltado ao público infantil, mas podemos tirar lições preciosas se atentarmos para detalhes que o diretor quer nos passar:

Qualquer um pode cozinhar

O filme nos passa a lição de que nós podemos ser aquilo que quisermos. Grande parte das barreiras somos nós mesmos que construímos. Passamos mais tempo reclamando das dificuldades do que pensando nas soluções. É como um velho ditado do futebol: O medo de perder nos tira a vontade de ganhar. O filme nos passa a mensagem de pensarmos grande, pois pensar pequeno ou pensar grande dá o mesmo trabalho, portanto que possamos estar saindo do nosso sofá e correndo atrás dos nosso objetivos. A maior dificuldade de qualquer tarefa e ter a coragem de começar.

Remy era um rato que vivia nos esgotos de Paris, mas essa condição não fez com que ele quisesse ter o mesmo destino dos outros ratos: comer para sempre os restos de comida do lixo. Ele tinha um sonho de ser um cozinheiro e não mediu esforços para que seu sonho pudesse ser conquistado.

Remy instalou-se dentro do chapéu de cozinheiro de Linguini, um jovem que veio trabalhar no restaurante Gusteau’s como um auxiliar de limpeza, mas que em uma oportunidade foi colocado para cozinhar, porém como ele não tinha  habilidade para  trabalhar em uma cozinha de um grande restaurante, eis que aparece o ratinho Remy para tirá-lo do sufoco e daí surge uma grande amizade entre os dois.

Siga a receita

Eis que surge um momento desafiador: Skinner, o chefe de cozinha do Gusteau’s exige de Linguini um prato de difícil execução, no qual o próprio Gusteau em vida nunca obtivera êxito. Collete, a amiga de Linguini exorta o mesmo a seguir a receita que sempre obteve fracasso, porém Remy, o ratinho instalado dentro do chapéu de Linguini, muda alguns ingredientes do prato e este é ovacionado pela crítica especializada e eleva nome do restaurante de insignificante para o mais falado de Paris.

O fato de Remy não ter seguido a receita é algo extraordinário e nos serve como ensinamento: Devemos sempre tentar algo diferente, pois não podemos esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Os grandes atletas sempre se destacam por mostrar algo a mais. A conquista geralmente vem quando queremos mais do que os outros. É necessário tentarmos fazer algo além do ordinário para obtermos algo extraordinário e isso foi o que o ratinho dos esgotos de Paris conseguiu.

Conclusão

O filme tem muito mais a ser abordado, como a relação de Remy com a sua comunidade de ratos, a trilha sonora com músicas francesas de bom gosto, uma imersão na cultura francesa, tanto em sua parte rural quanto a parte urbana, mas o maior legado do filme é: Todos nós podemos ser vitoriosos naquilo em que propomos como projeto de vida, basta que nós façamos com amor, nos dediquemos ao máximo, com muito estudo e sabendo que as dificuldades são inevitáveis, iremos sofrer algumas quedas, inimigos irão aparecer para tentar nos desanimar, mas o que realmente nos separa do nosso sucesso é a nossa mentalidade fracassada.

É um filme infantil, com comédia, um pouco de romance, uma dose de aventura, mas que com certeza é apropriado para todas as idades e uma fonte de lições para toda a família: das crianças àos avós. É um filme inspirador, muito bem produzido e com certeza altamente recomendável.

DANILO BRIANO


+info: Ratatouille | Nacionalidade: EUA | Lançamento: julho de 2007 | Direção: Brad Bird | Gênero: Animação; Comédia; Aventura |Duração: 1h 50m

Trailer: https://youtu.be/iryIGZlE5B4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s