EU LI: Quando os problemas aparecem, de Philip Ryken

…as estações de dúvida, desânimo e depressão são parte normal da vida em um mundo caído.

Eu resolvi ler esse livro num dia que estava com problemas, problemas de verdade. Não conhecia o autor, não tinha recebido nenhuma indicação, achei a capa meio esquisita, mas o título era tão chamativo para mim naquele momento, que achei que valia a pena. E estava certa.

Publicado originalmente em 2016 nos Estados Unidos, e em 2017 no Brasil pela Editora Fiel, o autor escreveu um dos prólogos mais íntimos e sinceros que já li sobre o tema. Ele não parte de um alto patamar para falar dos problemas dos outros, ele fala como um homem que sofreu e sofre com o surgimento dos problemas da vida.

… caí cada vez mais fundo em desânimo até haver dias em que eu me perguntava se teria forças para viver.

Como cristão, sua proposta em primeiro lugar é afirmar sem rodeios que mesmo crendo em Deus podemos ter dias muito escuros. Não importa quem somos ou como vivemos, o dia mau chegará! O que faremos nesse dia?

Philip Ryken nos leva pelas páginas da bíblia destacando a forma como Deus ajudou algumas pessoas que enfrentaram seus dias negros. Ele realmente consegue mostrar ao leitor o que fez diferença para esses homens e mulheres de fé, o que eles fizeram quando o dia mau chegou.

Isaías, Elias, Rute, Davi, Jeremias, Maria e o apóstolo Paulo. São essas as pessoas que o autor se propõe a falar, cada uma em um capítulo; como também em separado, o autor se dedica a própria angústia do nosso Salvador.

Alguns pontos que me chamaram mais atenção foram: 1 – Há uma ênfase do autor em chamar os problemas de pessoais, “eu” “meu” “aí de mim”, achei isso muito importante, vai em confronto em nossa tentativa de fugir ou evitar falar, encarar os problemas… 2 – Quando vi que ele ia entrar na história dessas personagens bíblicas, pensei que iria acabar lendo mais do mesmo. Depois de um tempo de leitura de livros cristãos é normal perceber uma certa repetição, mas Ryken me surpreendeu, conseguindo trazer uma inteiramente nova (ao menos para mim) perspectiva dessas histórias. 3 – Ele cita, mas não dedicou um capítulo a Jó, o que pelo tema era esperado e óbvio também, tudo indica que ele tentou ir por um caminho que surpreenderia o leitor e comigo funcionou. 4 – Ele cita duas mulheres. Seria muito estranho e um erro fatal para o livro ignorar as tantas histórias de mulheres que enfrentaram dificuldades na bíblia. 5 – O tempo todo ele me pareceu muito humano, o que é muito importante quando vamos tratar de dor e sofrimento.

Esse livro me ajudou no meu dia mal. Deus falou comigo através de Ryken desde a primeira até a última página, e por isso recomendo a todos. Minha única ressalva, é com a revisão do ebook vendido pela Amazon. Há mais de uma dezena de erros de digitação, nada que vá atrapalhar de fato a leitura – quanto a versão física não sei se consta esses erros – mas como estou aqui para dar uma sincera opinião, fica a dica de um ótimo livro com esse pequeno detalhe.

KELLY OLIVEIRA BA.

*editado em 04/06/2019


+info: Título: Quando os problemas aparecem | Autor: Philip G. Ryken | Editora Fiel, 2018 | 196 páginas

Classificação: 5/5

Compre: Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s