As Crónicas de Nárnia: O Cavalo e o Seu Rapaz

Finalmente, tenho uma crónica nas minhas mãos! Esta trata-se da terceira crónica seguida da crónica “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Aqui, Nárnia já existe e a sua fama é bem aclamada. Porém, Xassta faz parte do pequeno grupo de pessoas que nunca ouviu falar de Nárnia. Na verdade, o rapaz não sabe a sua história. Nem de onde veio e nem para onde vai.

Até conhecer Bri, um nobre cavalo de guerra que… aparentemente, fala! Para nós, que conhecemos o mundo de Nárnia, não é novidade. Contudo, Xassta jamais se tinha deparado com algo do género. À diferença de Xassta, Bri sabia de onde viera mas fora capturado e obrigado a tornar-se algo em um lugar que não era o dele.

Embora seja literatura direccionada para o público infantil/adolescente, a verdade é que qualquer adulto pode ser atraído para estas crónicas e deixar-se levar pela imaginação criada por C. S. Lewis que, com muita diligência, criou um dos melhores mundos de fantasia.

“O Cavalo e o Seu Rapaz” chama à atenção para as histórias de vida de cada pessoa que caminha na mesma direcção que outras – e, por vezes, ao mesmo passo… ou galope. Principalmente, quando se deparam em lugares escuros e frios, onde só existe medo. Contudo, algo ou alguém está presente, mesmo que no meio daquela escuridão não consigamos ver. A certeza é que mais tarde saberemos que fomos protegidos de grandes quedas, tal como aconteceu com Xassta.

O importante a reter: C. S. Lewis passa a visão de que todos caminhamos na mesma direcção, e não nos cabe a nós tentar decifrar ou querer entender a caminhada dos outros. Afinal, Aslan apenas nos contará a nossa história. E o que ele faz em nós só nos cabe a nós contar.

ANA MARGARIDA.

Instagram


+ info: Título – “As Crónicas de Nárnia: O Cavalo e o Seu Rapaz” | Autor: C. S. Lewis (1898-1963) | Primeira publicação em 1954 | Tradução: Ana Bastos Falcão | Editorial Presença, 2018 | Páginas: 157 |

Classificação: 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s