ABANDONEI: Terror de Dan Simmons

Li até a página 271 e não recomendo

Olá! Como se percebe, hoje o post é sobre uma leitura que abandonei recentemente. Eu abandono livros por vários motivos, isso não é nada extraordinário na minha vida literária. Porém, esse por eu ter começado com a expectativa lá em cima e por ele ter conseguido ser tão chato e por mesmo assim, eu ter insistido ler até mais ou menos 36% e contando como já está claro no título, que isso significa que eu li muita coisa, pois o livro tem 752 páginas. Por isso tudo, eu decidi vim aqui comentar um pouco sobre isso – para avisar aos que pretendem encarar o livro e para me divertir mais do que tudo.

Antes, a sinopse:

Da Amazon: O tão aguardado mar aberto era uma armadilha cruel. O Gelo não iria desistir de nós. E a criatura do gelo não iria permitir que escapássemos. A partir dos acontecimentos reais da mais trágica e lendária expedição da Marinha Britânica, Dan Simmons oferece uma combinação magistral de aventura e horror. Sob a liderança do renomado Sir John Franklin, os navios Erebus e Terror deixaram a Inglaterra em 1845 à procura da cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. A Expedição Franklin, como ficou conhecida, contava com uma tripulação de mais de cem homens, os equipamentos mais avançados da época e provisões suficientes para três anos de viagem. Ao entrar na zona polar, no entanto, os navios depararam com o segundo verão consecutivo sem degelo. Logo, acabariam presos nas geleiras ao redor da remota Terra do Rei Guilherme, ao norte do Canadá. Aprisionados num ambiente hostil, os exploradores passam a lutar para sobreviver com alimentos contaminados e uma oferta cada vez menor de carvão e suprimentos, enquanto o gelo e a neve investem contra suas embarcações. Mas o verdadeiro inimigo da expedição pode ser um mal ainda maior: do lado de fora, um predador desconhecido está à espreita, tentando abrir caminho através dos cascos. Quando as primeiras vidas são perdidas, é preciso que novas lideranças surjam entre os sobreviventes para uma última e desesperada tentativa de fuga rumo ao sul. Indicado ao British Fantasy Award e celebrado por leitores e críticos, O Terror une uma pesquisa histórica detalhada ao extraordinário talento narrativo de Simmons, reinventando de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX.

Esse é mais um daqueles livros que comecei a ler por causa do Booktube.

Não vou citar o nome do canal do YouTube onde vi a indicação dizendo que Terror de Dan Simmons era maravilhoso e tal, o mais importante é dizer que o mesmo foi uma decepção total.

Se você não pulou a sinopse, sabe que a ideia do livro é muito boa. Dois navios; um grande objetivo; muito gelo e frio; uma centena de homens isolados e sem perspectiva, o que sabemos que pode gerar o caos… tudo para ser um livraço. Mas não é.

Não é, primeiro por um motivo muito pessoal. Particularmente, na literatura eu não sou chegada em fantasia. Para mim quando o autor inseriu o “monstro” e quando percebi que aquilo era sério e não imaginação daqueles homens isolados no meio do nada o livro acabou, perdi todo o interesse. Ainda que, continuaria lendo só por causa do capitão Crozier (por conta da personalidade melancólica e a exploração disso) e do médico Goodsir (melhor ponto de vista da narrativa), que tinham um certo nível de desenvolvimento psicológico e personalidades interessantes; leria sim, se a narrativa fosse boa, o que não é o caso. E aqui o segundo e mais motivos do livros ser ruim: há muitas descrições e sem graça, e muitas repetições que me irritaram bastante. Tive a sensação que o autor achou que o leitor não tivesse capacidade de entender as coisas de primeira – em outras palavras que fosse burro – e que ele precisava toda hora explicar e relembrar tudo. Um bom exemplo disso é quando ele lembra alguns capítulos à frente do fato, que um dos quase protagonistas havia morrido e como havia acontecido – totalmente desnecessário.

Eu até gostaria…

Eu até gostaria de saber o que vai acontecer, qual o desfecho da história, mas não dá não: que livro chato! Não gostei da narrativa, nem dos personagens, de nada. Sinceramente senti que perdi meu tempo.

Para terminar, existe uma série da AMC, baseada nesse livro. Estou querendo conferir, talvez salve a coisa toda vamos ver 🙂

Inclusive está disponível no Amazon Prime 😉

KELLY OLIVEIRA BA.


Autor: Dan Simmons
Editora: Rocco
Ano: 2017
Nº Páginas: 752

7 Comments

  1. Oi Kelly!
    Nunca ouvi falar desse livro, mas só pelo nome e por ter recomendação do King já imaginava que você não iria curtir, hehe
    Sobre a questão da fantasia, quando comecei minha vida de leitor li algumas coisas que achei interessantes, mas logo perdi o interesse no gênero, foi só com muito custo que a Michelly do Mais uma Página me convenceu a ler O Nome do Vento e achei sensacional. Ainda não é o gênero que mais amo no mundo, mas alguns títulos me chamam a atenção

    Curtir

    Responder

  2. Raramente desisto de ler um livro de ficção até ao fim, ensaio também é raro, mas às vezes tem de ser. Não costumo ler obras de terror, o enredo faz lembrar o filme “The thing” mas este tem a ver com um tipo de vida alienígena e passa-se no espaço pelo que não se torna fantasia de outras realidades que não são viáveis na Terra.

    Curtir

    Responder

    1. Olá Carlos!
      Se o livro não estiver fluindo eu abandono mesmo. Porém, nem sempre é definitivo, as vezes acontece de eu escolher o momento errado para aquele livro. Agora, existem os que são abandonos de verdade, como o caso desse.

      Vou dar uma olhada nesse filme depois.

      Abs.

      Curtido por 1 pessoa

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s