Breve comentário: O professor de letras de Tchekhov

Olá a todos. São as turbulências da vida o motivo pelo qual esse blog não foi atualizado nem segunda e nem quarta 😉

O professor de letras, num resumo chulo, conta sobre o noivado de um casal jovem. O que Tchekhov consegue nos dizer sobre a humanidade através disso é o que estou digerindo até agora.

Esse é o conto que abre a coletânea dos Clássicos Abril, mas o terceiro que leio do livro. Pensando agora, gostei dessa ordem que escolhi. Passar pela miséria e sujeira do “O Assassinato” e principalmente do “Mujiques” antes de conhecer a vida de Nikítin (o professor de letras) e de seus amigos “classe média” antes da revolução russa, foi interessante.

O autor nesses contos parece fazer um documentário histórico da população russa antes da revolução; e faz isso revelando a realidade dos seus personagens: vidas, casas, relações, pensamento e religião. Mas pode ser só impressão, já que não tenho muito conhecimento sobre os russos para afirmar. 

O autor parece também ser um psicólogo, um observador excelente da alma, da natureza humana. Por esse aspecto, dá vontade de reler cada conto no momento em que se termina.

Toda a coletânea é imperdível.


+info: O PROFESSOR DE LETRAS | Autor: Anton Tchekhov | Edição lida: O Assassinato e outras histórias, Clássicos Abril Coleções, 2010

Classificação: 5


One Comment

  1. Não sei se já li esse conto, eles são tantos e eu li poucos de Tchekhov. Em Portugal há uma coleção com mais de uma dezena de livros sob a publicas os contos dele e eu só comprei ainda um volume, mas todos que li gostei.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s