Breve comentário: O professor de letras de Tchekhov

Olá a todos. São as turbulências da vida o motivo pelo qual esse blog não foi atualizado nem segunda e nem quarta 😉

O professor de letras, num resumo chulo, conta sobre o noivado de um casal jovem. O que Tchekhov consegue nos dizer sobre a humanidade através disso é o que estou digerindo até agora.

Esse é o conto que abre a coletânea dos Clássicos Abril, mas o terceiro que leio do livro. Pensando agora, gostei dessa ordem que escolhi. Passar pela miséria e sujeira do “O Assassinato” e principalmente do “Mujiques” antes de conhecer a vida de Nikítin (o professor de letras) e de seus amigos “classe média” antes da revolução russa, foi interessante.

O autor nesses contos parece fazer um documentário histórico da população russa antes da revolução; e faz isso revelando a realidade dos seus personagens: vidas, casas, relações, pensamento e religião. Mas pode ser só impressão, já que não tenho muito conhecimento sobre os russos para afirmar. 

O autor parece também ser um psicólogo, um observador excelente da alma, da natureza humana. Por esse aspecto, dá vontade de reler cada conto no momento em que se termina.

Toda a coletânea é imperdível.


+info: O PROFESSOR DE LETRAS | Autor: Anton Tchekhov | Edição lida: O Assassinato e outras histórias, Clássicos Abril Coleções, 2010

Classificação: 5


2 comentários em “Breve comentário: O professor de letras de Tchekhov

  1. Não sei se já li esse conto, eles são tantos e eu li poucos de Tchekhov. Em Portugal há uma coleção com mais de uma dezena de livros sob a publicas os contos dele e eu só comprei ainda um volume, mas todos que li gostei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, gostei muito desses contos. Esse é um autor que merece atenção.
      Inclusive, semana passada pequei na biblioteca da minha cidade uma narrativa mais longa dele chamada “Minha vida”, deve aparecer comentários por aqui em breve.

      Abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s