Estou gostando bastante de escrever esses comentários curtos sobre contos. A tendência é manter isso aqui rss, espero que vocês gostem. O objetivo é expressar somente minha opinião, sem revelar nada ou o mínimo do enredo, da história. Um exercício que já faço nos textos de resenha é verdade, só que aqui será de forma bem mais objetiva. Enfim, vamos ao conto de hoje:
Os Mujiques é um conto sensacional e olha que, me soa até estranho falar assim já que nele o autor descreve a mais baixa pobreza e miséria, sujeira, fome, doença e toda desgraça (desculpe a palavra) do camponês russo no período pós servidão – pelo que entendi.
Me deixou muito pensativa. Ler os contos do Tchekhov tem me feito refletir muito sobre o sofrimento humano… cada conto um mergulho em águas tão turvas que a melancolia é inevitável.
E… fiquei muito intrigada com o final ou a ausência de final. Me pareceu um conto inacabado, mas acho que o efeito desejado era esse mesmo, ou seja, não se chega a nada novo, não há desfecho para a realidade apresentada e isso é bem inquietante.
+info: OS MUJIQUES | Autor: Anton Tchekhov | Publicado originalmente em 1897 | Edição lida: O Assassinato e outras histórias, Clássicos Abril Coleções, 2010
Classificação: 5