Breve comentário: Os Mujiques de Tchekhov

Estou gostando bastante de escrever esses comentários curtos sobre contos. A tendência é manter isso aqui rss, espero que vocês gostem. O objetivo é expressar somente minha opinião, sem revelar nada ou o mínimo do enredo, da história. Um exercício que já faço nos textos de resenha é verdade, só que de forma bem mais objetiva. Enfim, vamos ao conto de hoje:

Os Mujiques é um conto sensacional e olha que, me soa até estranho falar assim já que nele o autor descreve a mais baixa pobreza e miséria, sujeira, fome, doença e toda desgraça (desculpe a palavra) do camponês russo no período pós servidão – pelo que entendi.

Me deixou muito pensativa. Ler os contos do Tchekhov tem me feito refletir muito sobre o sofrimento humano… cada conto um mergulho em águas tão turvas que a melancolia é inevitável.

E… fiquei muito intrigada com o final ou a ausência de final. Me pareceu um conto inacabado, mas acho que o efeito desejado era esse mesmo, ou seja, não se chega a nada novo, não há desfecho para a realidade apresentada e isso é bem inquietante.


+info: OS MUJIQUES | Autor: Anton Tchekhov | Publicado originalmente em 1897 | Edição lida: O Assassinato e outras histórias, Clássicos Abril Coleções, 2010

Classificação: 5


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s