Barreiras, tropeços e…. Vitórias!

Imagine-se na pele de um homem que veio de uma família pobre do interior cuja renda familiar nunca o permitiu fazer cursos de inglês ou informática, fracassou em duas oportunidades para entrar na universidade, foi reprovado em mais de trinta entrevistas de emprego.

Imaginou? Muitos podem pensar que essa pessoa terá uma vida sofrida, com dificuldades de pagar o aluguel ou até alimentar a sua família, mas isso não é o que aconteceu. Para quem não sabe de quem estou falando, esta é uma pequeníssima parte da biografia do milionário Jack Ma, o homem mais rico da China e dono do grupo Alibaba, se você já comprou produtos chineses on-line, provavelmente comprou no Ali Express ou pelo menos leu alguma propaganda dessa gigante empresarial do ramo de compra e venda.

A maioria de nós é criada com a mentalidade do fracasso, põem a culpa de sua falta de conhecimento em inglês, por exemplo, por não ter tido acesso ao melhor curso; ou uma possível estagnação profissional a uma falta de apoio dos pais no seu desenvolvimento. Lógico que existem vários fatores que nos fazem ter mais dificuldades quando comparamos nossas vidas com a vida dos outros, mas a vitória não está restrita aos parentes da família real inglesa ou de pessoas ricas em geral, mas a todos aqueles que perseveram e tem sangue nos olhos pela vitória.

Jack Ma é uma inspiração porque nos dá a convicção de que muito mais que talento e inteligência, ou você acha que alguém reprovado em 32 vagas de emprego, inclusive para ser atendente em uma rede de frangos fritos – a KFC -, seja alguém super genial?

Preparação para batalha

Eu não sei qual a área da sua vida que você está tentando melhorar, mas a preparação é primordial. Jack Ma não podia pagar um curso de inglês, mas buscou alternativas para essa carência: Tinha um rádio velho em sua casa e sintonizava na estação de músicas e informações em inglês e se tornou fluente na língua.

A preparação é uma forma de glorificar a Deus: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazê-o conforme as tuas forças.” (Eclesiastes 9:10)

Uma das melhores coisas que podemos fazer para glorificar a Deus é a busca pela excelência. Quando falo em busca pela excelência, esta não se restringe a vida profissional, mas vale o caso de uma dona de casa que busca receitas na internet para fazer a melhor comida para seu marido – espero que minha esposa leia este texto kkkkkkkk -; ou um homem que não sabe nada sobre marcenaria, mas tenta montar uma mesa de estudos para seu filho.

As vitórias são precedidas de choro, de angústias, pois na nossa mente desejamos entregar o melhor que temos e isso não vem da noite para o dia.

Bons aconselhamentos

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14)

Procure cercar-se de pessoas sábias e prudentes. Quando compartilhamos da nossa vida com pessoas tolas, a tendência é reproduzirmos a tolice da pessoa consultada, mas quando buscamos direção com pessoas sábias, a nossa vida prospera. Procure pessoas com foco vencedor, com experiência na área em que você quer crescer.“Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.” (Provérbios 27:6)

A maior verdade é que se não ouvimos pessoas que nos amam e nos querem ver prosperar, fracassaremos e a nossa única esperança é voltarmos atrás e darmos ouvidos aos que nos querem bem.

O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e cruel, e não importa o quão duro você é, vai te deixar de joelhos e te manter lá se você deixar. Nem você, nem eu, nem ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas não se trata de quanto forte você pode bater, se trata de quanto você aguenta ser atingido e continuar seguindo em frente. O quanto você pode apanhar e continuar seguindo em frente.

A citação acima é de uma cena clássica entre Rocky Balboa e seu filho no filme Rocky 6. As palavras duras do pai transformaram a vida do filho. Este deixou de viver de acordo com o que pessoas insignificantes para a vida dele definiam para ele e passou a confiar em pessoas relevantes e que queriam o bem dele, como seu pai.

Deus nos chamou para buscarmos a excelência, pois assim o glorificamos. Busque ser o melhor na área que você definiu para a sua vida. Tente melhorar a cada dia. Sacrifique até momentos de lazer se for preciso. Busque conselhos de pessoas que querem o melhor para sua vida, sabendo que estas podem te machucar com palavras verdadeiras, mas que estas “feridas” te darão lastro para passar pela montanha da perdição, como a do Senhor dos Anéis e sairemos fortalecidos dessa guerra.

Sabendo que todos os nossos objetivos não devem estar acima de Deus, pois estes são apenas um meio para atingirmos o fim maior, glorificar a Deus.

*Créditos imagem cabeçalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s