Resenha: Who Is Jesus? de R.C. Sproul

Who Is Jesus? é o primeiro volume da série Questões Cruciais do teólogo norte-americano Robert Charles Sproul (1939-2017). Como sugerido no título, esse livro de pouco mais de 100 páginas, é uma introdução ao estudo da pessoa de Jesus Cristo.

Sem rodeios Sproul fala a verdade revelada nas Escrituras sobre o Filho de Deus. O que confronta diretamente os falsos retratos de Cristo que o humanismo secular tem tentado de todo jeito infiltrar em nossas mentes.

Questionar a identidade de Cristo não é algo novo, ele mesmo jogou a controvérsia na mesa quando confrontou seus discípulos: “E vocês, quem dizem que eu sou?” [1]. É preciso lembrar da importância dessa pergunta e da resposta que damos a ela. Jesus não foi só um profeta, um mestre, um curandeiro, muito menos uma celebridade. Não, não. Jesus Cristo é Deus, o Deus Encarnado, Deus Homem, o Messias, Filho de Deus, o Único e Suficiente Salvador das nossas almas. Pois assim ele é revelado nas Escrituras, isso é, a fonte de revelação do Cristo verdadeiro. É certo que existem muitos falsos Cristos no mundo, porém como Sproul enfatiza: Nós cremos em Cristo, nós confiamos em Cristo, mas no verdadeiro se somos de fato salvos.

Muitos problemas surgem no meio cristão e no mundo, quando a identidade de Jesus é reduzida, fragmentada, substituída. Mas o maior deles com certeza, é o engano das pessoas pensarem estar depositando sua fé em Jesus, enquanto estão crendo numa cópia, em um Jesus fake… Um falso Cristo não pode salvar. Nas palavras de Sproul: “… our faith stands or falls with the biblical Jesus.”

Outro ponto a destacar, é sua breve exposição no capítulo dois sobre as duas naturezas de Cristo. É demais para qualquer mente humana entender o que possa ser, uma pessoa com duas naturezas, sendo elas divina e humana. Admitir nossa limitação é um bom começo com certeza, pois aqui essencialmente vamos precisar crer. O que não nos impede de seguir estudando a questão.

Nesse capítulo ele fala do assunto a partir de duas heresias que surgiram no século V, levando o leitor para dentro do assunto. É uma das partes mais interessantes do livro, onde Sproul repete uma afirmação que já tinha visto no volume dez “What Is The Trinity?”:

… the divine nature did not die on the cross; if the divine nature had died on the cross, the universe would have ceased to exist. All these events evidenced Jesus´humanity.

Claro que dentro do contexto da explicação do autor sobre o que aconteceu na cruz, para mim essa é uma afirmação muito importante, pois já vi pessoas ensinando o contrário e, ainda que existam interpretações diferentes, não consigo assimilar e sempre fico chocada quando me deparo com pessoas afirmando algo diferente disso.

Por último, numa sessão do quarto capítulo intitulada “Rei dos Reis”, Sproul chama a atenção do leitor para a verdade maravilhosa da Ascensão de Jesus. Segundo ele, o objetivo final do ministério de Cristo na terra não era a cruz ou a ressurreição. A história não termina com o túmulo vazio. A ascensão é o ápice da exaltação de Cristo, o auge da história redentora até agora. Sem ela, a ressurreição terminaria em decepção, o Pentecostes não seria possível. “E aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher consigo mesmo todas as coisas.” [2]

E é isso. Recomendo demais esse volume e toda a série. Ler R.C.Sproul vale a pena demais.

[1] Lucas 9:20 NVT
[2] Efésios 4:10 NVT


+INFO: WHO IS JESUS? | Autor: Robert Charles Sproul (1939-2017) | Série Crucial Questions nº 1 | Reformation Trust, 2017 | 105 páginas

Classificação: 5/5

Comprar: Amazon, Estante Virtual

4 comentários em “Resenha: Who Is Jesus? de R.C. Sproul

  1. Na temática religiosa parece-me uma obra bem interessante, não sei se concordaria com tudo o que ele diz, mas a minha fé não deixa de se questionar. Agora que o Jesus divino não morreu na cruz, plenamente de acordo, Ele está aqui hoje.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s