A Feminilidade Bíblica e a Esposa de Lutero (Valdecélia Martins) #77

…ela não escreveu nenhum livro nem jamais pregou um único sermão, mas seu inestimável auxílio possibilitou que seu marido fizesse tudo isso como poucos na história da igreja. [1]

Esse é um ebook curtinho, li numa noite. Como sugerido no título, a autora Valdecélia Martins, aborda a feminilidade bíblica e a vida de Catarina Von Bora esposa de Lutero.

A autora inicia seu texto chamando a atenção dos leitores para o que afirmou Martin H. Jung: “Sem o apoio das mulheres, a Reforma não teria acontecido.” Enfatizando que na Reforma Protestante Martinho Lutero não lutou sozinho. Além daqueles que séculos antes trabalharam abrindo caminho para a efetivação da reforma no século XVI, Lutero contou com a participação de homens e também de muitas mulheres para que a reforma se tornasse realidade.

Ressaltando as mulheres, muitas são conhecidas como a própria Catarina Von Bora, a Anna Reinhard, a Duquesa Renée de Este e outras; mas muitas permanecem no anonimato por uma série de fatores. E é aqui que a autora toca numa questão muito importante: ela desmascara a tentativa de algumas feministas que se dizem cristãs, argumentando que a ausência de documentos históricos sobre essas mulheres é devido a opressão que elas sofriam na época (o patriarcado e blablabá), de promoverem a história dessas “reformadoras” por uma perspectiva feminista, como se essas mulheres da reforma fossem verdadeiras militantes, guerreiras e insurgentes em um mundo masculino do século XVI. Direta e sucintamente a autora refuta essa ideia agregando um valor incrível a essa pequena obra.

A luta do movimento Feminista é, na verdade, um grupo de mulheres a guerrear por um mundo feminista, onde seus desejos egoístas são satisfeitos e os homens estejam a seu serviço.

Com o avanço das ideias feministas dentro das igrejas precisamos urgentemente de vacinas como essa para que possamos despertar desse sono perturbador. Eu indicaria inclusive esse ebook como um bom material para promover conversas entre mulheres cristãs – seja na família, com as amigas ou pequenos grupos. É sem dúvida uma boa estratégia para começar uma conversa sobre esse assunto.

Após contar um pouco de como era a vida das mulheres na idade média, sobre a visão de Lutero em relação as mulheres e assim expor as falácias do feminismo, a autora dedica um capítulo ao que ela chamou de “A teologia da feminilidade” que é igualmente bom. Como o livro de uma maneira geral, se trata de uma introdução breve ao assunto que por sinal não é simples e fácil. O estudo da feminilidade – e da masculinidade também – exige de nós uma verdadeira insistência nas Escrituras e na sua aplicação principalmente nesse tempo de tamanha distorção que estamos vivendo.

Por fim, ela traz a vida de Catarina Von Bora como um exemplo, uma inspiração de feminilidade que glorifica a Deus. Há muitos aspectos interessantes na vida da esposa de Lutero, entre eles a autora deu uma grande ênfase para questão da hospitalidade, que achei realmente relevante. Como um livro sempre chama outro, enquanto lia me lembrei do livro da Thomas Nelson “A primeira-dama da Reforma de Ruth A. Tucker” publicado também em 2017, e acabei comprando. Se tudo der certo volto para comentar mais sobre ela.

Como já disse acima, pela forma breve do texto, eu diria que esse ebook é uma introdução, uma boa introdução para ambos os temas – a feminilidade bíblica e a vida de Catarina Von Bora. Recomendo fortemente.

Até mais!

[1] Citação de James I. Good em As grandes mulheres da Reforma.


+INFO EBOOK: A Feminilidade Bíblica e a Esposa de Lutero | Autora: Valdecélia Martins | Fé Reformada, 2017 | 74 páginas

Classificação: 5

Comprar: Amazon, Estante Virtual

4 comentários em “A Feminilidade Bíblica e a Esposa de Lutero (Valdecélia Martins) #77

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s