Como organizar sua vida e seu coração de Staci Eastin #81

Não perca tempo lamentando o passado ou ansiando pelo futuro. Lembre-se de que a fase que você vive hoje é onde Deus a quer neste momento, e peça para que ele lhe dê graça para encontrar alegria nas suas tarefas atuais.

Estou sumida desse blog, eu sei. Se tudo der certo em novembro isso será compensado 😉

Trago hoje uma resenha que escrevi lá em 2015, na época do blogger ainda. Inclusive é algo que devo fazer com alguma frequência, resgatar alguns textos antigos que acabaram se perdendo quando migrei para o WordPress. Mas vamos ao que interessa:

Como organizar sua vida e seu coração: um guia para mulheres que querem vencer o caos é um dos volumes da série Cruciforme da Editora Vida Nova. O livro é sobre organização, foi escrito para mulheres, e mais especificamente para mulheres cristãs. O objetivo segundo a autora não é estabelecer um novo esquema, planejamento ou lista de tarefas como em outros livros sobre o tema. A sua intenção ela diz, é ajudar a leitora a servir a Deus e a família de forma mais eficiente, mais produtiva, com mais paz e alegria no coração.

A leitura flui como uma conversa. Staci aqui e ali faz perguntas que provocam a reflexão. Ela afirma que a falta de organização – desordem da casa, atrasos frequentes a compromissos, procrastinação, acúmulo de tralhas… – não é devido a falta de habilidade, traumas de infância, problemas familiares ou falta de experiência.

Por que eu não organizo a minha vida para fazer o que eu sei que é importante e para qual, na verdade, já tenho as habilidades e o preparo necessários?

Para ela a falta de organização é o reflexo da motivação do coração. Assim é preciso sondar o nosso próprio coração e descobrir o que realmente tem atrapalhado a caminhada sincera com Deus e causado o caos da desorganização em nossas vidas. E isso significa identificar os ídolos que ainda resistem em nosso coração. Sim! A idolatria aqui é colocada como principal motivo do caos na vida das mulheres ou ao menos da ineficiência em servir a Deus e a família. Ela expõe 4 ídolos muito comuns no contexto do século 21: lazer, excesso de ocupação, a mania da perfeição e os bens materiais.

Os pontos altos do livro pra mim foram os capítulos: mania de perfeição e lazer. A excelência deve ser buscada em tudo o que fazemos, porém há algo errado quando o objetivo é a perfeição. O problema com o perfeccionismo está na motivação por trás dele. Afundar-se num mar de detalhes, se estressar nas minúcias da vida, preocupar-se de forma doentia com as aparências etc.; podem roubar a alegria de viver e prejudicar muito os relacionamentos. Como alguém disse: “os detalhes amarram a vida”. Se o nosso coração sente que as aparências e os elogios humanos são coisas da maior importância, e até achamos que através da perfeição devemos nos fazer merecedores do amor de Deus, isso significa que o perfeccionismo se tornou um ídolo.

Quanto ao lazer Staci cita vários fatores, a procrastinação, o descaso com tarefas importantes, a preguiça e outros. Ela diz que existem mulheres que são viciadas em lazer, e olhando para mim mesma, creio que ela tem razão, esse é um mal do século 21 que todos padecemos, falo do excesso de lazer e/ ou entretenimento.

Concluindo, gostei muito desse livro. Já havia lido outros materiais sobre esse assunto, mas nunca me deparei com a abordagem da idolatria estar ligada a desorganização. Através de exemplos práticos e simples do dia a dia de qualquer mulher (solteira, casada, mãe, divorciada, viúva) a autora demonstra essa verdade, é realmente esclarecedor. Entender isso não só ajuda a identificar o real problema, mas ajuda-nos a enfrentá-lo da maneira correta: através de um sincero arrependimento diante de Deus.


+INFO LIVRO: Como organizar sua vida e seu coração: um guia para mulheres que querem vencer o caos | Autora: Staci Eastin | Editora Vida, 2011 | Série Cruciforme | 109 páginas

Classificação: 4/5 | Skoob

Comprar: Amazon, Estante Virtual

 Instagram | Skoob | Goodreads | Listography  | Twitter | Medium

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s