Sobre dois contos do livro “O Sol na Cabeça de Geovani Martins”

Uma das minhas metas de leitura para 2021 é ler mais literatura brasileira contemporânea. Entendo que é preciso conhecer o que está sendo produzido em nosso tempo, ler o nosso tempo. Isso não é o mesmo que dizer que se vá gostar de tudo, mas é se dar a oportunidade, dar a oportunidade para aqueles que estão escrevendo aqui e agora.

Com isso em mente, já para o N-Estórias 2020, separei para leitura o livro de contos “O Sol na Cabeça” do autor carioca Geovani Martins (1991- ), lançado em 2018 pela Companhia das Letras. Vencedor do prêmio Rio de Literatura 2018, na categoria prosa de ficção.

Ainda não terminei a leitura de todos os contos, mas gostaria de comentar dois que li e me chamaram atenção.

Primeiro dia

Esse conto é sobre o primeiro dia de aula de um menino de 11 anos numa escola nova. Começa em sua expectativa e imaginação sobre o primeiro dia e termina de fato nesse grande dia. É um conto simples, sem grandes surpresas ou reviravoltas. Sem linguagem rebuscada, pelo contrário, uma linguagem bem popular, vulgar. O ponto alto para mim é que ele é tão brasileiro, tão nossa realidade. Fui longe enquanto lia, voltei no meu tempo de escola, lá na 5ª série. Nostalgia!

O cego

Se o outro conto me levou para a infância, para algo leve. Esse me trouxe de volta a vida adulta, a vida dura. Nesse conhecemos a história de Matias. Um cego de nascença, um mendigo, pedinte de ônibus. De novo, a narrativa do autor expõe uma realidade tão brasileira, tão nossa. Não que não tenha Matias em outros lugares desse mundão. Claro que sim. Mas a maneira como é contada, faz qualquer um de nós – morador das grandes cidades, passageiro de ônibus – constatar “eu já vi um Matias.”


+INFO: O Sol na Cabeça | Autor: Geovani Martins (1991- ) | São Paulo: Companhia das Letras, 2018 | 120 páginas

Compre: Amazon, Estante Virtual

Instagram | Skoob | Goodreads | Listography  | Twitter | Medium

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s